Offline
Confiança do comércio sobe de outubro para novembro, aponta FGV
29/11/2018 08:15 em Economia

O Índice de Confiança do Comércio, o Icom, que é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 6,9 pontos de outubro para novembro. O índice alcançou 99,4 pontos, em uma escala de zero a 200. Esse é o maior valor desde março de 2014.

Já o Índice de Situação Atual, que mede a satisfação com o momento presente, subiu 5,1 pontos, indo para 93,3. Agora, existe outro índice, que mede a confiança do empresariado no futuro, chamado Índice de Expectativas, que cresceu 8,4 pontos e chegou a 105,5, o maior valor desde setembro de 2012.

Segundo o coordenador da Sondagem do Comércio da FGV, Rodolpho Tobler, estes resultados positivos sugere que o pior pode ter ficado para trás e que a expectativa é que a confiança continue em alta para os próximos meses.

“A alta deste mês não foi só da expectativa, mas também foi da situação atual, que é um outro índice que compõe a confiança do comércio. E esta alta, deste percentual, mostra que já estão observando uma melhora no ritmo de vendas atualmente. Então são estas duas boas notícias: já estão percebendo uma melhora real atualmente e ainda estão prevendo que isto continue para os próximos meses.”

De acordo com Rodolpho Tobler, novos avanços da confiança dependerão da continuidade da recuperação do mercado de trabalho e da redução adicional da incerteza.

Agencia do Rádio

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!